Orçamento
Como tudo na vida é pesquisa, não é diferente na hora de escolher o profissional para planejar os móveis para seu imóvel. Por isso, o indicado é que você realize uma pesquisa de mercado em no mínimo três lojas ou marceneiros que oferecem o serviço, para então, chegar ao melhor custo benefício.
E para decidir entre contratar o serviço de móveis planejados ou comprar móveis prontos na loja, faça um levantamento de quanto você iria pagar por cada item caso comprasse na loja, assim você ficará ciente da diferença do valor e isso pode te ajudar a tomar a melhor decisão.
Lembre-se: Leve em consideração não só os valores, mas também a qualidade dos móveis.
O projeto
Ao solicitar o orçamento, será montado o projeto baseado nas suas necessidades e no espaço que seu imóvel possui. Esse projeto é desenvolvido por um arquiteto ou designer de interiores.
Converse com o profissional, diga quais são as suas prioridades, como funciona sua rotina e o que você deseja em cada espaço, assim ele criará um ambiente que atenda às suas necessidades e achará a melhor solução para aproveitar todo o espaço.
Se você é daquelas pessoas que não conseguem visualizar apenas com o desenho, solicite o projeto em formato 3D, assim você conseguirá ver como ficarão as cores e as texturas, garantindo que tudo ficará em harmonia como você sempre sonhou.
Quem contratar?
Com orçamentos em mãos, tire um momento para sentar e avaliar qual a melhor proposta. Para isso, leve em consideração não só o valor, mas também o prazo para entrega, facilidade no pagamento e caso você tenha como pagar à vista, quem oferece o melhor desconto.
E um ponto muito importante: pesquise sobre a reputação do profissional ou da empresa, vale consultar amigos e pesquisar em redes sociais para saber a experiência de antigos clientes, antes de fechar o contrato.
O contrato
Agora que você já escolheu a melhor opção, antes de fechar o contrato é importante que você converse com o profissional e deixe documentado todas as informações sobre o serviço, como: prazo de entrega, material que será utilizado, a espessura da placa, quais móveis o contrato abrange, as cores, enfim, todos os detalhes.
Não aceite informações de prazos ou materiais de forma verbal, assim você evita dores de cabeça futuras.
Tirando as medidas
Quando o profissional for tirar as medidas, certifique-se que elas estão respeitando o local para os eletrodomésticos, tomadas e interruptores. Isso evitará problemas após as instalações dos móveis.
O Material
Você não precisa ser especialista no assunto, mas uma rápida pesquisa na internet irá te ajudar a saber informações sobre o material que será utilizado.
Os mais comuns são o MDF e MDP e podem ser mesclados para fabricação dos móveis.
O MDF (Medium Density Fiberboard) tem seu miolo composto por fibras de madeira, formando um material uniforme, plano e denso, que é o resultado da aglutinação de fibras de madeira com resina sintética. Por ser mais homogêneo se comparado ao MDP, é possível realizar cortes, curvas e formas complexas nas peças.
Já o MDP (Medium Density Particleboard) é composto por três camadas: uma grossa no meio e duas finas nas superfícies. Essa composição garante resistência estrutural e é geralmente utilizada para peças em linha reta.
Vantagens
Os móveis planejados são ótimos para qualquer ambiente, desde a sala até a área de serviço. Uma das suas maiores vantagens é a possibilidade de aproveitar todo o espaço do imóvel, deixando-o com um ar de sofisticação.
Sem falar nas inúmeras possibilidades de personalização, como: cor, design, acabamento, entre outros.